RÁDIO PUREZA DO SOM MPB

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

ANA CAÑAS - BIOGRAFIAS




Ana Paula Hipólito Cañas (São Paulo14 de setembro de 1980) é uma cantora e compositora brasileira.

Biografia

Ana Cañas é uma cantora e compositora brasileira formada em Artes Cênicas pela ECA / USP.
Estreou em 2007 no cenário musical brasileiro com o lançamento do álbum Amor e Caos (Sony Music), que traz as primeiras composicões autorais de Ana e uma versão para a canção "Coração Vagabundo", de Caetano Veloso, que integrou a trilha sonora da novela Beleza Pura, da Rede Globo. O álbum de estréia foi muito elogiado pela crítica especializada, considerando Ana a grande revelação musical do ano. Em 2008, participou da edição do programa Som Brasil Cazuza, exibido pela mesma emissora e concorreu ao Prêmio Multishow 2008, na categoria 'Revelação".
Em 2009, lança o segundo disco de estúdio, intitulado Hein? (Sony Music), que contém parcerias com Arnaldo Antunes e a participação de Gilberto Gil ao violão . A canção "Esconderijo", de autoria da própria Ana, alcançou projeção nacional ao integrar a trilha sonorada novela de Manoel Carlos, Viver a Vida.
"Esconderijo" também foi eleita pela revista Rolling Stone uma das melhores músicas do ano e ganhou clipe em película dirigido por Selton Mello.
Ainda em 2009, Ana grava, a convite do cantor e compositor Nando Reis, a música "Pra Você Guardei O Amor" - dueto que se tornou um grande hit nacional.
Em 2012, Ana retorna ao estúdio e lança o disco Volta[3] (o primeiro pela gravadora Som Livre). O álbum contém versões para "Rock And Roll" do Led Zeppelin e as músicas autorais "Será Que Você me Ama?" e "Urubu Rei", entre outras. Posteriormente, o disco "Volta" transformou-se no show "Coração Inevitável" e contou com a direção e iluminação de Ney Matogrosso. O show foi registrado e lançado em DVD em 2013.
Em 2015 Ana Cañas lança seu quarto álbum de estúdio e o primeiro totalmente autoral, "Tô na Vida" e no dia 6 de julho de 2015 foi lançado o single homônimo do disco[4] e ganhou clipe dirigido pela própria Ana em parceria com Philippe Noguchi. Em entrevista, Ana revelou que o disco "Tô na Vida" nasceu do desejo de equiparar o som do disco com a energia dos shows e das performances ao vivo. É um disco mais roqueiro, gravado ao vivo, de maneira orgânica e foi mixado por Mario Caldato.
Em 2016 a cantora faz a sua estréia nacional nos cinemas, ao participar do longametragem "Amores Urbanos" da diretora Vera Egito (com quem Ana já havia trabalhado anteriormente no clipe de "Urubu Rei" e no DVD "Coração Inevitável"). No filme, Ana interpreta a homossexual Duda, que têm problemas de assumir publicamente o relacionamento com a namorada[5]. O filme foi exibido em diversos festivais internacionais e ganhou elogios da imprensa especializada.
Namorou durante alguns anos o guitarrista da banda pernambucana Nação ZumbiLúcio Maia.

Discografia

Álbuns de estúdio

AnoCDs
2007Amor e Caos
2009Hein?
2012Volta
2015Tô na Vida
2018Todxs

Álbuns ao vivo

AnoCDs
2013Coração Inevitável

Álbuns de vídeo

AnoDVDs
2013Coração Inevitável

Videografia

AnoTítuloDiretor
2008Devolve, MoçoFred Ouro Preto e Carina Zaratin
2009EsconderijoSelton Mello[6]
2010Luz AntigaFleavio Rossi e Lucas Martins
2011L'amourTripolli[7]
2012Será Que Você Me Ama?Ana Cañas, Daniel Lima e Flávio Rossi[7]
2013Urubu ReiVera Egito[8]
Te ver FelizAna Cañas[9]
2015Tô na VidaAna Cañas e Philippe Noguchi[10]
2017RespeitaIsadora Brant e João Wainer[11]
2018VivereiJoão Wainer[12]
TodxsFarpa[13]
Eu Amo VocêRafaela Carvalho[14]

Filmografia


AnoTítuloPersonagemDiretorNotas
2011En Busca del Sonido del VientoEla mesmaNahuel Lerena[15]Documentário
2016Amores UrbanosEduardaVera Egito[16]

Nenhum comentário:

Postar um comentário